Acerca de Mim

JOÃO MANUEL OLIVEIRA

O meu currículo completo está disponível online, no Linkedin.

Explicar a quem me conhece, ou não conhece, o que é um assessor de imprensa, ou um consultor de comunicação não é fácil. Mas é exactamente para isso que nós servimos. Para transformar um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição de forma a que os jornalistas e o público percebam a função e actividade. Somos a ponte, o apoio, transmitindo a informação de forma fiável e correcta para que os outros agentes, sejam jornalistas bloggers ou influenciadores, consigam também fazer o seu trabalho.

Actualmente, é isso que faço. Já fui jornalista, sim. Com Frequência Universitária na área de Economia (ISEG), iniciei a minha carreira profissional como jornalista em 1995, tendo passado por diversos Órgãos de Comunicação Social, como o Jornal Forum Estudante, Revista cyber.net, Diário de Aveiro, Litoral e a A Capital, tendo, na altura, em paralelo, colaborações diversas como jornalista freelancer em temáticas desportivas (Revista Atletismo e Programa de Televisão 7 Metros) e culturais, entre outras. Desde cedo demonstrei o seu gosto pelas novas tecnologias, sobre as quais escrevi, tendo sido editor da primeira revista portuguesa sobre Internet e depois do suplemento Info&Net da “A Capital”..

Fui Assessor de Imprensa da Unidade de Missão para a Inovação e Conhecimento, (UMIC), colaborando directamente com Diogo Vasconcelos entre 2002 e Junho de 2005, altura em que sai da UMIC para a actividade privada, como Consultor de Comunicação numa agência de comunicação, com as contas da Toshiba e X-Box. Em Janeiro de 2006, a convite do então Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, iniciei funções de Assessor de Imprensa na autarquia, tendo permanecido até ao final do mandato (Outubro de 2009).

Em 2010 coloquei as minhas capacidades ao dispor de diversas entidades, tendo voltado a uma das duas actividades favoritas, o desporto, como responsável pelos patrocínios institucionais e marketing e comunicação do Grande Prémio de Ciclismo Abimota, actividade que exerci até ao final de 2013.

Igualmente em 2013, iniciei uma colaboração, como freelancer, com a Cunha Vaz & Associados eleições autárquicas, tendo estado inserido em duas campanhas autárquicas.

De 2013 a 2017, mantive colaborações diversas a nível freelancer, para entidades que colaboraram com o Theatro Circo, CM Braga ou Sporting Clube de Braga.

Nestes últimos anos tenho feito diversas formações e estudado a temática dos vinhos, estabelecendo plataformas de conhecimento sobre a área.

Mantenho interesses diversos, nomeadamente no Desporto (Atletismo, Ciclismo, Olimpismo), Tecnologias, Vinhos e Gastronomia e Viagens.