Pavilhão do Alboi… Memórias e Futuro (17/01/1974 – 26/10/2014)

Hoje será efectuado o último acto solene do Sport Clube Beira-Mar no seu Pavilhão do Alboi. Vivi, como muitos beiramarenses, momentos alegres de convívio, muitos derbys, equipei-me nos seus balneários. Comi no bar, aqueci a mandar bolas ao cesto enquanto o treino de corrida não começava. Convivi com o Andebol e o Basquetebol, masculinos e femininos.

Ficam as memórias, fica a nostalgia. 40 anos é pouca idade mas muitas memórias!

Atletas da Secção de Atletismo do Sport Clube Beira-Mar (finais dos anos 80)

Fica para outra altura lembrar o que levou a isto. Hoje é dia de recordar os bons momentos!

Mas lanço desde já o desafio do futuro. Duas peças, que são pertenças do Sport Club Beira-Mar, da nossa memória colectiva, não devem ser

Placa de homenagem aos 12 beiramarenses. Esta placa foi colocada em 1977

deixadas no pavilhão: a placa em homenagem à comissão e o painel cerâmico, que presumo seja da autoria de Vasco Branco . À posteriori, pesquisei e reparei numa informação, não confirmada, de Cardoso Ferreira no Correio do Vouga, a referir que o painel, não assinado, “foi executado por Aníbal (que também assinava com o nome de Cruz Correia), artista aveirense proprietário da oficina “Barros de Aveiro”, que serviu de referência a muitos dos atuais ceramistas aveirenses.”

Devem ser retirados e colocados no futuro pavilhão do Sport Clube Beira-Mar que, estou certo, bem mais do que 12 bravos beiramarenses irão apoiar a sua construção.

painel cerâmico
painel cerâmico

O futuro do Beira-Mar existe enquanto se mantenha o verdadeiro espírito das gentes da beira-mar, enquanto as pessoas de Aveiro lutem pelos seus ideiais, pelo desporto, e pelos símbolos aurinegros!

Sport Clube Beira-Mar sempre!

Que o Pavilhão inaugurado a 17/01/1974 por um Presidente da República não seja destruído por ninguém, pelo menos nas nossas memórias.

Ficam aqui alguns artigos sobre a inauguração.

No canto inferior direito, notícia da visita do Almirante Américo Tomás a Aveiro e correspondente inauguração do pavilhão! (Litoral, 19-01-1974)

 

Noticia do Ecos de Cacia, sobre o mesmo assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.